A depressão não é uma tristeza passageira, um desânimo qualquer ou então preguiça e falta de vontade. A pessoa deprimida não tem controle sobre essas sensações, pois o cérebro dela está sofrendo uma alteração neuroquímica, que desencadeia todos esses sentimentos confusos e negativos.
Os principais neurotransmissores¹ envolvidos na depressão são a serotonina² e a noradrenalina³. Quando ocorre um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala.
A causa pela qual esse desequilíbrio acontece ainda não é totalmente conhecida, podendo envolver tanto causas genéticas como ambientais, que pode envolver um transtorno agudo de estresse ou mesmo um trauma psicológico.É importante saber que a depressão possui uma origem biológica e também emocional, pois isso faz com que a pessoa deprimida entenda que não é culpa dela estar se sentindo assim. Também é importante que os amigos e familiares entendam que o deprimido, na grande maioria das vezes, não consegue superar a doença sozinho e precisa de ajuda e solidariedade.
Não adianta dizer para a pessoa deprimida para ela ter força de vontade, para reagir, para ter ânimo, para lutar contra isso. Ela está em luta o tempo todo, ela está reagindo o tempo todo, ela está buscando forças dentro de si o tempo todo. No entanto, a desordem no cérebro dela provoca sentimentos e sensações negativas, que ela não consegue dominar conscientemente.
O que fazer então?
A pessoa depressiva necessita de atendimento medicamentoso e psicológico. Ela precisa estar medicada e acompanhada por um terapeuta, a fim de conseguir estabilizar a comunicação cerebral e superar as emoções negativas incapacitantes que sobrevoam a mente dela.
Buscar ajuda psiquiátrica, fazer terapia, praticar atividade física e dormir bem são rotinas importantes e necessárias para tratar e solucionar este problema.
- Neurotransmissores são os mensageiros do cérebro. Eles são substâncias químicas que permitem que os neurônios passem sinais entre si e para outras células do corpo, o que os torna importantíssimos em nossas funções vitais.
- A serotonina é um neurotransmissor produzido no tronco encefálico, no núcleo da rafe, e desempenha papel em muitas partes do organismo. Em casos de depressão, ansiedade e outros distúrbios afetivos, a transmissão de serotonina não está tão efetiva quanto deveria.
- A Noradrenalina, também chamada de Norepinefrina, é uma das monoaminas que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, a Dopamina e a Adrenalina.