Serendipidade

    Em 1987, a Dra. Francine Shapiro, era uma estudante de pós-graduação em Psicologia e estava caminhando pelo parque da cidade de Los Gatos na Califórnia.🏞️🇺🇸

    Durante este passeio ela percebeu que alguns pensamentos perturbadores que ela tinha, começaram a desaparecer.💭💬

    Toda vez que estes pensamentos apareciam os seus olhos começavam a se mexer de um lado para o outro rapidamente.👀

    E quando isso acontecia, esses pensamentos já não eram tão perturbadores e não incomodavam tanto.🗨️😌

    Então, uma grande descoberta foi feita, aparentemente, ao acaso. Serendipidade!💡

    Após alguns anos e inúmeras pesquisas, em 1998, a Dra. Francine experimentou seu novo método com 22 voluntários, veteranos da guerra do Vietnã.

    Descobriu-se que os movimentos oculares promovem estimulação nos hemisférios cerebrais e promovem dessensibilização e reprocessamento de memórias traumáticas.🧠

    O EMDR é eficaz no tratamento de traumas, fobias, ansiedade, depressão, TEPT e outras desordens, além de ser uma abordagem aprovada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. ⚕️

    Além da estimulação visual, também podem ser usados estímulos táteis e auditivos.👐🎧

    @psicologadilseagrebogi



    Onde é a sua dor?

    Sua dor pode ter alívio.

    Às vezes preferimos ficar em silêncio para não expor nossa dor. E esse sofrimento silencioso se torna ainda mais intenso. Temos medo de sermos julgados, ignorados, menosprezados.

    Nesses momentos a busca por ajuda terapêutica pode trazer alívio. O ambiente de consultório é isento de julgamentos e você poderá falar sobre tudo que lhe incomoda e lhe causa perturbação.

    Não sofra sozinha(o).

    @psicologadilseagrebogi


    O que é trauma psicológico?

    O trauma psicológico pode ser considerado uma espécie de dano ou comprometimento emocional que decorre como o resultado de alguma experiência negativa na vida da pessoa. Essa experiência negativa pode desencadear dor e sofrimento, tanto físico como emocional, afetando o comportamento e até mesmo os pensamentos do indivíduo traumatizado. Esse trauma poderá acarretar depressão, fobias diversas, transtornos psicológicos, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos e outras desordens.

    A pessoa traumatizada desencadeia sentimentos de desamparo frente a uma ameaça real ou subjetiva para com sua vida e sua integridade física ou de pessoas que lhe são importantes, promovendo ainda insegurança e pensamentos confusos.

    O trauma pode acontecer após a pessoa vivenciar experiências de abuso, violência, ameaças diversas, traições, desilusões amorosas, desafetos, catástrofes ou outros eventos traumáticos, em qualquer momento da sua vida, mas principalmente os que ocorreram na infância e na adolescência. A forma como esses acontecimentos ruins causaram impacto na vida da pessoa, pode perpetuar-se durante dias, semanas, meses ou até mesmo anos.

    As pessoas reagem de maneiras diferentes em relação as situações potencialmente traumáticas, ou seja, o mesmo evento que poderá causar trauma em uma pessoa, poderá não causar em outra, pois o trauma está relacionado com a forma como o indivíduo reage àquela situação e não necessariamente ao evento traumático em si.

    Quanto mais imaturo for o sistema nervoso, mais difícil será para que ele retome o equilíbrio após um evento negativo. Neste caso, quando um trauma acontece, parece que ele fica bloqueado no sistema nervoso, juntamente com a imagem original daquilo que causou o trauma, pensamentos negativos e emoções.

    Os estímulos bilaterais que usamos em EMDR parecem desbloquear o sistema nervoso, permitindo ao cérebro reprocessar a experiência traumática e guardá-la em seu devido lugar: no passado.

    Por mais difícil que possa parecer, é possível superar um trauma através de ajuda terapêutica especializada. Se algum acontecimento do passado lhe causa perturbação ainda hoje, é possível reprocessar esta experiência e superar esse momento difícil, promovendo uma projeção de vida futura saudável e positiva.


    Sentir-se mal não é anormal

    É muito comum se sentir angustiado(a), preocupado(a) com as coisas que estão por vir, entristecido(a) ou mesmo confuso(a) com o que está vivendo.

    Esses sentimentos fazem parte da nossa vida.

    Porém, quando eles tomam uma dimensão e uma intensidade desconfortável, é o momento de procurar ajuda.

    Não se sinta culpado(a) nem envergonhado(a) por estar assim.

    A psicoterapia poderá lhe trazer alívio e lhe proporcionar autoconhecimento e qualidade de vida.

    @psicologadilseagrebogi


    Estresse

    Toda vez que extrapolamos nossos limites e vamos além das nossas forças físicas e emocionais, estaremos diante de uma situação de estresse. Algumas situações chamadas gatilhos ou disparadores podem levar a crises de transtorno agudo de estresse ou mesmo transtorno de estresse pós-traumático. Diversas situações podem desencadear grande mal-estar e por consequência sintomas físicos e psicológicos, que limitam e atrapalham o dia a dia da pessoa, fazendo com que ela desencadeie uma série de sintomatologias perturbadoras.

    As situações de estresse sempre têm algum fundo emocional. Alterações bruscas na vida da pessoa, como mudança de cidade, promoções para novos cargos, divórcio, perdas, intervenções cirúrgicas, situações emocionais desagradáveis, rotinas repetitivas, excesso de jornada de trabalho, assédio moral, entre outras, são grandes promotoras de estresse.


    Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)

    O TEPT é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esses sintomas poderão aparecer quando a pessoa foi vítima de uma violência ou vivenciou situações em que esteve em enorme vulnerabilidade, com ameaça à sua vida ou a de outras pessoas. Por diversas vezes, o fato de testemunhar um ato violento ou uma situação ameaçadora, jáé o suficiente para desencadear os sintomas de TEPT, toda vez que a lembrança dessas situações perturbadoras vem à consciência.

    O TEPT provoca sensações de angústia, dor, sofrimento, pânico, sensações físicas desesperadoras, que somente quem as vivencia tem a noção exata da intensidade com que são sentidas. As memórias traumáticas desencadeiam alterações neurofisiológicas e mentais.

    Os estímulos bilaterais do EMDR ajudam no reprocessamento das situações causadoras do estresse. Durante este processo, observamos o nosso cérebro trazer imagens, sentimentos, pensamentos e emoções que muitas vezes parecem não ter ligação nenhuma com o evento estressor. Porém, é importante o não julgamento do paciente sobre o que está ocorrendo durante o período de reprocessamento. Os resultados são surpreendentes em ganho de consciência, de novas atitudes e, principalmente, em qualidade de vida.


    Sobre mim

    Desenvolvo pesquisas e ações na área de Saúde do Trabalhador, com ênfase no adoecimento mental, tomando como referência a Violência no Trabalho, praticada através de Assédio Moral, Sexual, Psicológico e Organizacional.

    Mapa do site

    Parceiro

    Clique para visitar.
    Image

    Eu ofereço terapia EMDR online

    Informações

    Psicóloga Dilséa Grebogi.

    2024 © Todos os direitos reservados..